domingo, 15 de abril de 2012

FISIOLOGIA DO MOVIMENTO HUMANO


        "Toda e qualquer atividade motora  é produzida pela ação de um único tipo de tecido, que constitui o músculo estriado esquelético (excetuando-se, obviamente, os movimentos produzidos pela musculatura lisa e estriada cardíaca, cuja atividade  é modulada pelo sistema neurovegetativo). Cada músculo esquelético é envolvido por uma capa de tecido conjuntivo que forma os tendões, nas extremidades do músculo.  É composto por centenas de fibras musculares, que são células musculares enfeixadas em uma direção preferencial. Cada célula (ou fibra) muscular é inervada por um único axônio que se origina em um neurônio, por isso denominado neurônio motor ou motoneurônio. Os corpos celulares dos motoneurônios localizam-se no corno anterior (ventral) da medula espinal ou em núcleos do tronco cerebral que contribuem para  a composição dos nervos cranianos" (Baldo, Marcus Vinícius C. Fisiologia do movimento humano. 2. ed).

        Leia mais sobre o sistema motor na apostila do Prof. Marcus Vinícius C. Baldo, professor do Departamento de Fisiologia e Biofísica da USP.
        Você encontrará também nesta apostila textos sobre doenças ou distúrbios que ocasionam disfunções do movimento humano, como a Miastenia Gravis, os distúrbios cerebelares, os distúrbios dos núcleos da base (Discinesias e Coréia de Huntington; Doença de Parkinson).


Nenhum comentário:

Postar um comentário